Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
separador

Extrato de Débitos

Esqueci minha senha

Informativo

Digite seu e-mail para receber as novidades da Associação.

Plano de Saúde

Confira a tabela de valores vigentes para os associados do Convênio
 

Você está em: Home » Novidades » Notícias

Notícias

Sexta-feira, 28/04/2017 15:27

Um encontro com dicas e orientações nutricionais

Participantes receberam orientações e dicas sobre alimentação adequada para a terceira idade

Palestra sobre Nutrição na Melhor Idade

Palestra sobre Nutrição na Melhor Idade

O Encontro das Amigas ´Arteiras´ e os associados aposentados da Asufepar realizado na quinta-feira foi oportunidade para que os participantes aprendessem um pouco mais sobre como manter a saúde com uma alimentação equilibrada. Simone Cortinove, nutricionista e especialista em Nutrição Clínica, ministrou a palestra Nutrição na Melhor Idade, falando dos vários aspectos que os idosos devem considerar na alimentação nessa fase da vida.

De acordo com Simone, com o passar do tempo as pessoas tendem a tomar mais medicamentos, como os de controle de doenças crônicas, controle de pressão arterial, para dores musculares etc., o que muitas vezes resulta em estômago sensível, mudança na digestão e na consequente absorção de nutrientes. Nessa hora, adequar a alimentação faz toda a diferença para a qualidade de vida das pessoas.

A nutricionista comenta que, como qualquer adulto, a alimentação do idoso deve considerar a baixa de metabolismo e a saída é a reeducação alimentar, com o consumo de mais frutas, legumes, cereais integrais, diminuição do sal e das gorduras. Simone aconselhou todos a fugirem das dietas da moda, sejam elas quais forem: ´Nunca se deve mudar de forma drástica a alimentação´, aconselhou, explicando que o correto é efetivamente reeducar-se, comendo de tudo com moderação, equilíbrio. A reeducação deve prever três refeições principais por dia, intercaladas com pequenos lanches, que entre outros exemplos podem ser uma fruta ou iogurte ou fatia de queijo magro. Esses lanches farão com que a pessoa não exagere na quantidade de alimento nas refeições principais.

E para facilitar a vida de quem quer mudar o estilo de se alimentar, ela deu muitas dicas. Para ela, a comida saudável não precisa ser ´sem graça´. Um arroz integral pode ganhar outro sabor, com temperos diversos (evitar os temperos prontos!), como o ´pozinho mágico´que ela própria utiliza na culinária - uma mistura de páprica doce, açafrão e curry - ricos em antioxidantes e que dão um gosto especial nos pratos, como a receita de risoto que Simone ofereceu aos participantes e que disponibilizamos nesta página, veja abaixo.

Outra dica de Simone: para facilitar o equilíbrio de vegetais na alimentação, deve-se optar em sempre comer três cores diferentes de vegetais. "A alimentação ideal é naturalmente colorida", disse. E assim prosseguiu a palestra, com ouvintes atentos a cada dica dada, que entre outras incluiu evitar frituras, substituindo-as pelas porções assadas, evitar também refrigerantes e sucos prontos de ´caixinha´.

A última orientação de Simone, segundo lembrou, é a mais comum nas consultas da especialista: a maioria dos pacientes não toma água como deveria. Ela aconselhou que todos mantenham uma garrafinha d´água sempre por perto para que se tome 1,5 litro ao dia. Esse hábito, salientou, melhora a saúde como um todo, ajuda a eliminar toxinas do organismo, faz o intestino funcionar melhor, entre outros benefícios.

Artesanato

Logo após o Café servido com quitutes bem balanceados e saudáveis, que incluiu sanduíches com pão integral, bolo de laranja e frutas, os participantes passaram à atividade de artesanato.

A diretora Social Aurea Junglos convidou a todos para que participem do Jantar Dançante em comemoração ao Dia das Mães, que será realizado pela Asufepar no dia 12 de maio. Nesse evento, as mesas serão decoradas com garrafinhas recicladas de cerveja Long Neck. Aurea mostrou como se faz a decoração das garrafinhas, recobertas com balões de festa, excelentes para decorar qualquer festa de forma prática e barata.

E assim terminou mais um Encontro de ´Arteiras` e aposentados. O próximo será no dia 18 de maio. Confira imagens deste encontro na Fan Page da Asufepar no Facebook.

Versão para impressão
Remetente
Destinatário
Enviar Limpar

Leia também

Arquivo de notícias.

separador

Rua Carlos Pradi, 18 - Jardim das Américas - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3366-4474

Desenvolvido por: Sisflex