Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
separador

Extrato de Débitos

Esqueci minha senha

Informativo

Digite seu e-mail para receber as novidades da Associação.

Plano de Saúde

Confira a tabela de valores vigentes para os associados do Convênio Amil/Asufepar
 

Você está em: Home » Novidades » Notícias

Notícias

Sexta-feira, 30/06/2017 20:34

Polvo Solidário: Asufepar se torna ponto de arrecadação

A Asufepar se tornou parceira da iniciativa Seja Voluntário Projeto Polvo Solidário. Parceria foi anunciada no Encontro das Amigas ´Arteiras´ e associados aposentados

Participantes do Encontro assistem vídeo sobre Mal de Alzheimer

Participantes do Encontro assistem vídeo sobre Mal de Alzheimer

O último Encontro das Amigas ´Arteiras´e associados aposentados deste semestre foi oportunidade para que a Asufepar estreitasse relações com a organização local do Projeto Polvo Solidário. O Projeto é iniciativa que envolve a confecção dos bonecos feitos em crochê e que dão alento e aconchego a bebês prematuros em UTIs neonatais, ajudando na sua recuperação.

Viviani Keiti Weissheimer de Souza, voluntária do Projeto, explicou que essa iniciativa é internacional e é realizada em Curitiba com grupos de voluntários, que ajudam na confecção dos polvos ou doação de fios (Barroco 4 ou 6 ou Charme). O grupo representado por Viviani tem atendido três hospitais no Estado e a necessidade de produção é de 160 polvos por mês. Outros hospitais manifestaram interesse, mas para atendê-los são necessárias mais doações e voluntários.

Sensível à causa, a diretoria da Asufepar aceitou ser um ponto de divulgação e de arrecadação de doação de fios. Deve proporcionar brevemente a formação de turmas interessadas em aprender a técnica para se tornar voluntário. A própria Viviani deverá ser a instrutora: "a técnica é complexa, mas se torna muito fácil quando a pessoa aprende como fazer", explicou ela, dizendo que o boneco é tecido em peça única, apenas com os fios determinados pela receita original, que é 100% algodão e que permite a esterilização em autoclave. Mais informações sobre o trabalho dos voluntários podem ser obtidas na página www.facebook.com/amigurumisdavivi

Atenção ao Mal de Alzheimer

Além da iniciativa solidária, o público participante do Encontro também aprendeu um pouco mais sobre saúde, recebendo dicas sobre como tratar pacientes com o Mal de Alzheimer. Primeiro a professora e escritora Aida Soares Bastos Piccinin relatou sua experiência com a própria mãe, em estágio avançado da doença, mas que durante alguns anos teve a qualidade de vida melhorada com os livros que ela própria escreveu com atividades, dada a carência de publicações voltadas às necessidades dos pacientes.

Aida está trabalhando no terceiro volume de "Vamos recordar", são cadernos compostos de exercícios desenvolvidos especificamente para estimular a memória, a lembrança de atividades e objetos do dia a dia dos pacientes. Os cadernos estimulam a escrita, memorização e raciocínio. Logo após o relato da professora, houve a apresentação de um video sobre a doença, momento em que se discutiu sobre a importância da música, do estímulo à memória musical que os pacientes têm, com letras de músicas que aprenderam ao longo da vida.

Encontros voltam em agosto
E conforme programado, para fechar bem o Encontro, foi servido um lanche caprichado com quitutes juninos. Mais um evento no estilo "tudo de bom". Os encontros com as Amigas ´Arteiras` e associados aposentados voltam em agosto.

Versão para impressão
Remetente
Destinatário
Enviar Limpar

Leia também

Arquivo de notícias.

separador

Rua Carlos Pradi, 18 - Jardim das Américas - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3366-4474

Desenvolvido por: Sisflex