Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
separador

Extrato de Débitos

Esqueci minha senha

Informativo

Digite seu e-mail para receber as novidades da Associação.

Plano de Saúde

Confira a tabela de valores vigentes para os associados do Convênio
 

Você está em: Home » Novidades » Notícias

Notícias

Sexta-feira, 21/09/2018 10:01

Palestra instrutiva e culinária com degustação

O Encontro promoveu a reflexão sobre a importância da mobilidade ativa. Na segunda parte, participantes aprenderam a fazer e puderam degustar a torta Banoffe

Belotto fala sobre mobilidade ativa em palestra na Asufepar

Belotto fala sobre mobilidade ativa em palestra na Asufepar

O Encontro com os associados aposentados e as amigas ´arteiras´da Asufepar do mês de setembro, realizado na quinta-feira, dia 20, foi mais uma oportunidade de aprendizado e diversão. Na primeira parte do evento foi ministrada a palestra ´Como melhorar a sua vida e a dos outros pedalando`, pelo presidente da Asufepar e também coordenador do Programa Ciclovida da UFPR José Carlos Assunção Belotto. Na segunda parte, a vice-diretora Social Aurea Junglos mostrou como fazer uma versão da torta Banoffe.

´Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio´. Com uma frase de Albert Einstein, Belotto iniciou a palestra com uma máxima para a vida: independente da idade, das crianças e jovens aos adultos idosos, o andar de bicicleta pode ser uma atividade para as várias etapas da vida e será benéfica para todos.

Belotto citou os vários benefícios e vantagens da bicicleta como modal de transporte. Abordou aspectos como o espaço ocupado, custos para produção, matéria-prima, consumo de energia, entre outros, em relação a outros modais como carro, ônibus etc. Também abordou as questões de melhoria para o ambiente e para o ciclista que ganha em benefícios cardíacos, perda de calorias, prevenção de doenças crônicas, entre outros.

Belotto salientou a importância do cicloativismo e a necessidade de mudança de cultura da sociedade. É um movimento que já envolveu a academia, a UFPR é responsável por 93% dos estudos sobre mobilidade sustentável e o uso da bicicleta, o que coloca o estado em segundo lugar nas pesquisas sobre o tema, segundo levantamento da UFRJ. São estudos necessários para uma cultura de cidades verdadeiramente para todos, mais amigáveis e inclusivas. De acordo com Belotto, nesse sentido, o Ciclovida vem envolvendo várias áreas, com 29 ações em andamento na UFPR.

Aos participantes do Encontro, Belotto comentou que é a persistência que levará a uma mudança da sociedade. Ele se revelou um otimista, já que o movimento da Bicicleta e a sua defesa como modal de transporte já melhorou bastante do que era, há questão de 15 anos passados. Para ele, o futuro é o compartilhar e o equilíbrio será a convivência entre ônibus, carro, bicicleta. Tudo junto, com respeito no trânsito. Os aposentados interagiram bastante sobre o tema e até a proposta de um passeio de bicicleta no Centro Politécnico ficou de ser viabilizado.

Torta Banoffe e café caprichado A segunda parte do Encontro foi dedicada a um workshop culinário: a vice-diretora Social Aurea Junglos entregou a todos uma receita da torta Banoffe, sobremesa a base de bolacha, doce de leite e banana, muito apreciada por aqueles que gostam de doce. Aurea mostrou o passo a passo da receita, dando dicas que facilitam o preparo. Ela também deu alternativas de ingredientes para fazer variações da torta, para torná-la menos calórica ou restritiva para quem tem problemas com o açúcar.

No final, todos puderam degustar a torta, acompanhada de salgados e um café caprichado, como é de costume nos Encontros, momento em que a receita foi muito elogiada. O próximo Encontro será no dia 18 de outubro.

Confira fotos do evento na Fanpage da Asufepar no Facebook.

Versão para impressão
Remetente
Destinatário
Enviar Limpar

Leia também

Arquivo de notícias.

separador

Rua Carlos Pradi, 18 - Jardim das Américas - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3366-4474

Desenvolvido por: Sisflex