Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
Asufepar, saúde e bem-estar aos associados
separador

Extrato de Débitos

Esqueci minha senha

Informativo

Digite seu e-mail para receber as novidades da Associação.

Plano de Saúde

Confira a tabela de valores vigentes para os associados do Convênio
 

Você está em: Home » Novidades » Notícias

Notícias

Sexta-feira, 21/09/2018 10:01

Palestra instrutiva e culinária com degustação

O Encontro promoveu a reflexão sobre a importância da mobilidade ativa. Na segunda parte, participantes aprenderam a fazer e puderam degustar a torta Banoffe

Belotto fala sobre mobilidade ativa em palestra na Asufepar

Belotto fala sobre mobilidade ativa em palestra na Asufepar

O Encontro com os associados aposentados e as amigas ´arteiras´da Asufepar do mês de setembro, realizado na quinta-feira, dia 20, foi mais uma oportunidade de aprendizado e diversão. Na primeira parte do evento foi ministrada a palestra ´Como melhorar a sua vida e a dos outros pedalando`, pelo presidente da Asufepar e também coordenador do Programa Ciclovida da UFPR José Carlos Assunção Belotto. Na segunda parte, a vice-diretora Social Aurea Junglos mostrou como fazer uma versão da torta Banoffe.

´Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio´. Com uma frase de Albert Einstein, Belotto iniciou a palestra com uma máxima para a vida: independente da idade, das crianças e jovens aos adultos idosos, o andar de bicicleta pode ser uma atividade para as várias etapas da vida e será benéfica para todos.

Belotto citou os vários benefícios e vantagens da bicicleta como modal de transporte. Abordou aspectos como o espaço ocupado, custos para produção, matéria-prima, consumo de energia, entre outros, em relação a outros modais como carro, ônibus etc. Também abordou as questões de melhoria para o ambiente e para o ciclista que ganha em benefícios cardíacos, perda de calorias, prevenção de doenças crônicas, entre outros.

Belotto salientou a importância do cicloativismo e a necessidade de mudança de cultura da sociedade. É um movimento que já envolveu a academia, a UFPR é responsável por 93% dos estudos sobre mobilidade sustentável e o uso da bicicleta, o que coloca o estado em segundo lugar nas pesquisas sobre o tema, segundo levantamento da UFRJ. São estudos necessários para uma cultura de cidades verdadeiramente para todos, mais amigáveis e inclusivas. De acordo com Belotto, nesse sentido, o Ciclovida vem envolvendo várias áreas, com 29 ações em andamento na UFPR.

Aos participantes do Encontro, Belotto comentou que é a persistência que levará a uma mudança da sociedade. Ele se revelou um otimista, já que o movimento da Bicicleta e a sua defesa como modal de transporte já melhorou bastante do que era, há questão de 15 anos passados. Para ele, o futuro é o compartilhar e o equilíbrio será a convivência entre ônibus, carro, bicicleta. Tudo junto, com respeito no trânsito. Os aposentados interagiram bastante sobre o tema e até a proposta de um passeio de bicicleta no Centro Politécnico ficou de ser viabilizado.

Torta Banoffe e café caprichado A segunda parte do Encontro foi dedicada a um workshop culinário: a vice-diretora Social Aurea Junglos entregou a todos uma receita da torta Banoffe, sobremesa a base de bolacha, doce de leite e banana, muito apreciada por aqueles que gostam de doce. Aurea mostrou o passo a passo da receita, dando dicas que facilitam o preparo. Ela também deu alternativas de ingredientes para fazer variações da torta, para torná-la menos calórica ou restritiva para quem tem problemas com o açúcar.

No final, todos puderam degustar a torta, acompanhada de salgados e um café caprichado, como é de costume nos Encontros, momento em que a receita foi muito elogiada. O próximo Encontro será no dia 18 de outubro.

Confira fotos do evento na Fanpage da Asufepar no Facebook.

Versão para impressão
Remetente
Destinatário
Enviar Limpar

Leia também

21/05/2019 11:51

Caravana de Qualidade de Vida ASUFEPAR/UFPR orienta e atende centenas de servidores da UFPR

Caravana da Qualidade de Vida busca promover saúde aos servidores da UFPR.

21/05/2019 11:47

Maio mês de homenagem às mães na ASUFEPAR

A chuva não desanimou os alunos e professores da ASUFEPAR.

03/05/2019 14:21

Caminhada em comemoração ao Dia das Mães

.

02/05/2019 09:54

ENCONTRO DOS APOSENTADOS E "ARTEIRAS" DA ASUFEPAR DO MÊS DE MAIO SERÁ COM PASSEIO EM TIJUCAS DO SUL

Asufepar promove mais um passeio maravilhoso em parceria com a CVC

Arquivo de notícias.

separador

Rua Carlos Pradi, 18 - Jardim das Américas - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3366-4474

Desenvolvido por: Sisflex